Os 100 melhores jogos dos anos 90

Para entender o presente é fundamental que olhemos para o passado, e muitas das convenções da linguagem dos videogames surgiram nos anos 90. Foi neste período que os jogos em 3D se estabeleceram, além de gêneros de suma importância para a atualidade, como os jogos de ação em primeira pessoa, de estratégia em tempo real ou os adventures — cada um explorando os diferentes potenciais mecânicos e narrativos da linguagem.

Para celebrar esse período tão valioso na história dos videogames, elencamos os 100 melhores jogos da década de 90, passando por praticamente todos os principais gêneros, plataformas e estilos que marcaram o período — e a infância e adolescência de uma geração inteira.

Para determinar a posição de cada título, eu, Heitor de Paola e Caio Teixeira trabalhamos em duas etapas. Na primeira, cada um escolheu o que considerava os 50 jogos mais importantes da década, atribuindo a eles pontos de 1 a 50. Juntamos as três listas, somando os pontos dos jogos que se repetiam e chegamos a uma quarta lista, a qual avaliamos jogo por jogo — a versão que deveria ser considerada, a posição, dentre outros detalhes. No caso de séries que tiveram diversos jogos lançados ao longo da década, demos prioridade ao título mais aclamado e representativo, desde que não fossem consideravelmente diferentes.

Veja também:
12 fatos que talvez você não saiba sobre a guerra entre Sega e Nintendo

Além disso, consideramos os lançamentos originais japoneses (o que fez com que jogos importantes como Super Mario 3, lançado em 1988 no Japão e 1990 nos EUA, ficassem de fora da lista) e optamos pela melhor e mais importante versão do título, na maioria dos casos, a original.

E alguns dados interessantes:

 

PC

foi a plataforma que acumulou os melhores jogos da década, com 45 dos 100 jogos listados, incluindo Doom, Half-Life, Warcraft II, Diablo, Sim City 2000, Day of the Tentacle, X-COM: UFO Defense, Alone in the Dark, Planescape: Torment, Civilization II, dentre outros.

1998

foi o ano mais relevante da década, com 19 jogos da lista, incluindo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Metal Gear Solid, Grim Fandango, Fallout 2, Xenogears, Resident Evil 2, Half-Life, Starcraft, Baldur’s Gate, dentre outros.