Queremos descobrir qual é aquele jogo misterioso que fez parte da sua infância

Um dos meus momentos favoritos durante a leitura de e-mails do nosso podcast MotherChip são as perguntas de ouvintes que buscam descobrir o nome de jogos que fizeram parte de sua infância. A partir da descrição do jogo (ou, ao menos, do que o ouvinte se lembra dele), tentamos recorrer à nossa memória para descobrir o título ao qual ele se refere -- quase sempre, pérolas obscuras dos anos 80 e 90.

A brincadeira tem trazido à tona alguns jogos esquecidos, incluindo brasileiros. Um dos últimos casos foi do ouvinte Rafael Schiabel, que no MotherChip #84 descreveu seu jogo misterioso da seguinte maneira: “Era em português, dublado, estilo desenho animado, com os personagens grandes, infantil, e você controlava um palhaço, o objetivo talvez fosse libertar seus amigos. Era de plataforma (com cara de point-and-click dos anos 90) e usava o teclado para movimentar o palhaço para os lados. Era instalado no PC e era curto. Lembro de uma fase mais pro fim que se passava dentro de um castelo e caíam coisas do teto que não podiam te atingir, e você tinha que andar na hora certa. Joguei no final da década de 90.”

Na ocasião, eu sabia de qual jogo se tratava, pois eu tive o CD-ROM do título em questão, mas também fui incapaz de lembrar seu nome, o que aumentou ainda mais a curiosidade dos ouvintes. Nos dias seguintes, porém, duas pessoas se aproximaram não apenas com a resposta, mas algo muito melhor. Os ouvintes Gabriel Vitor e Felipe Dal Molin, que ainda tinham o jogo em suas casas, fotografaram o CD e sua caixinha e mandaram as imagens para o Overloadr. Tratava-se de As Aventuras de Puffy e Seus Amigos, um título educativo infantil brasileiro, que ensinava noções básicas de inglês. Mistério resolvido.

 
Foto de Gabriel Victor

Foto de Gabriel Victor

Foto de Felipe Dal Molin

Foto de Felipe Dal Molin

 

Pensando no potencial de desenterrar ainda mais pérolas do passado e na preservação histórica dos jogos distribuídos no Brasil nas décadas passadas, estamos propondo um desafio, em duas etapas:

Você descreve abaixo, no campo de comentários, suas memórias de um jogo que você jogava na sua infância, no PC ou em consoles, cujo título você não consegue se lembrar. Lembre-se de detalhar da melhor maneira possível para facilitar sua identificação: gênero, tipo de gráfico, perspectiva, cenários, personagens, ano, plataforma em que jogou etc.

Na segunda etapa, outros leitores tentarão desvendá-lo, e quem tiver a caixa ou o CD/disquete/cartucho original, postará fotos do mesmo. Valendo!

Ah, e não esqueça de ativar notificação do Disqus para ser avisado quando alguém te responder.

Seu comentário pode ser respondido em vídeo, em nossa série onde caçamos os jogos perdidos da galera!