‘Oportunidade’: Yuzo Koshiro explica por que Earthion não foi desenvolvido antes

Yuzo Koshiro, compositor, programador e produtor musical, veio à RetroCon 2025 para divulgar seu mais recente jogo, Earthion, um shmup com estética e trilha sonora retrô desenvolvido com o hardware do Mega Drive.

“Earthion é o primeiro jogo de Mega Drive em que estou trabalhando depois de mais de 30 anos. Agora estou de volta e sou um grande fã do console e de sua filosofia, estou feliz por finalmente poder desenvolver esse jogo porque é uma personificação do que eu queria fazer no passado, mas não consegui. Eu realmente quero que os fãs de shmup joguem e aproveitem porque Earthion contém tudo.” 

Koshiro também explicou que a tecnologia não foi exatamente um empecilho para que Earthion pudesse ter sido feito antes. “Se fizéssemos Earthion na década de 1990, talvez não tivesse saído com a mesma qualidade de hoje, mas teríamos conseguido, sim”. 

De acordo com ele, a verdadeira razão pela qual Earthion está sendo desenvolvido apenas nos tempos atuais se resume apenas a oportunidade mesmo. “Nos anos 1990, a [empresa] Ancient estava desenvolvendo jogos como contratada pela Sega. Então, basicamente, a Sega vinha até nós e dizia: ‘ei, nós queremos que você faça esse tipo de jogo’. E sendo contratados, não podemos obviamente ditar o que a Sega queria”, explicou Koshiro.

 

Arte de Earthion

 

“Nós apenas fizemos tudo direitinho. Eles traziam a ideia e é nisso que nós focamos nos anos 1990. Como estávamos fazendo jogos para a Sega, a Ancient não recebia uma porção das vendas dos jogos. Nós recebemos alguns royalties, eu acho, mas o jogo ainda era da Sega. Hoje em dia, nossa situação é diferente, pois temos a liberdade de decidir no que queremos apostar. E para a Ancient, queríamos Earthion como uma propriedade intelectual própria, algo nosso. Assumimos o risco de fazê-lo, mas também vamos nos beneficiar com isso, caso o game venda bem.”

Por fim, Koshiro repete que não era “uma questão de limitações tecnológicas ou coisa assim”, foi mais uma questão de terem “uma boa oportunidade” para desenvolver e lançar Earthion.

Disponível para PC (via Steam), já falei bastante do game no MotherChip — quando testei a versão de prévia na gamescom latam e após o lançamento, jogando a versão final.  O game ganhará ainda versões digitais para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X, previstas para setembro de 2025.

Além de Earthion, vale apontar que o músico também colaborou com Tee Lopes na trilha sonora de Shinobi: Art of Vengeance, e compôs duas músicas para Mina the Hollower, fazendo de 2025 um ano marcante para sua já consolidada carreira.